Biscotti de chocolate e amêndoas (Cantucci)

Os biscotti (ou cantucci) são biscoitos assados duas vezes, que tem uma textura bem crocante e ficam perfeitos quando mergulhados em café bem quente. Quando isso acontece, sua textura muda e eles praticamente desmancham na boca.

21057725_10210606562940782_905767206_o

Originalmente eram feitos sem gordura ou fermento e assados duas ou três vezes, até secarem bem, o que garantia que durariam por muito tempo. Atualmente há várias versões, algumas mantendo a originalidade e outras contendo fermento, manteiga e até especiarias.

21057666_10210606561940757_1103478244_o

A receita que posto hoje não contém nenhum tipo de gordura, o que deixa os biscotti bem crocantes e com uma durabilidade de aproximadamente um mês. Encontrei em um dos meus sites favoritos, o joyofbaking.com, e adaptei um pouco.

Essa versão leva amêndoas e gotinhas de chocolate meio amargo, mas você pode usar outras castanhas, acrescentar chocolate picado (que também pode ser ao leite ou branco) e acrescentar especiarias, raspas de cítricos ou extrato de baunilha.

Na Itália o costume é mergulhá-los em Vin Santo, um vinho italiano de sobremesa, mas, pra mim, eles são perfeitos quando servidos com um café bem quentinho.

21057893_10210606560980733_2053665669_o

Rendimento: Aprox. 20 Biscotti

Ingredientes:

  • 100g de amêndoas com ou sem pele
  • 135g de açúcar cristal ou demerara
  • 2 ovo em temperatura ambiente
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 1/4 colher (chá) de sal
  • 225g de farinha de trigo
  • 100g de chocolate meio amargo em gostas ou picado

 

Modo de Preparo:

Preaqueça o forno a 180ºC. Forre uma assadeira grande e rasa com papel manteiga.
Coloque as amêndoas em uma outra assadeira e leve ao forno por 5 a 10 minutos, até que estejam levemente tostadas e bem aromáticas. Deixe esfriar e pique-as grosseiramente.

Bata os ovos e o açúcar em uma batedeira, em velicidade alta, até que a mistura fique bem cremosa, aerada e com o dobro do volume (de 5 a 10 minutos, dependendo da sua batedeira). Em uma tigela misture a farinha, fermento em pó e sal. Junte à mistura com os ovos e açúcar e bata de leve, apenas até misturar (se sua batedeira não tiver muita potência, você pode fazer isso à mão, com uma espátula). Por último, misture o chocolate e as amêndoas. A massa fica um pouco grudenta ainda, mas com uma boa consistência.

Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e abra em formato cilíndrico, com aprox. 30cm de comprimento e 10cm de largura. Como a massa é um pouco grudenta, passe farinha nas mãos antes de moldá-la. Transfira para a assadeira e dê uma leve achatada no topo.

Coloque a assadeira na grade central do forno e não na de baixo. Asse por 25 minutos ou até que esteja levemente dourado e , ao apertá-lo no topo, esteja firme. Retire do forno e deixe esfriando por 15 minutos.

Reduza a temperatura do forno para 160ºC.

Transfira para uma tábua de corte e, com uma faca de pão, corte cada fatia em uma espessura de aprox. 2cm. Coloque as fatias de volta na assadeira, leve ao forno e asse por 8 a 10 minutos. Retire do forno, vire os biscotti do outro lado e asse novamente por 8 a 10 minutos ou até que estejam dourados e firmes (quanto mais você assá-los, mais firmes e crocantes ficarão). Se não couberem todos os biscotti de uma só vez, asse uma parte e depois repita o processo com o restante. Não coloque as duas formas no forno ao mesmo tempo, senão eles não dourarão de forma uniforme.

Quando estiverem prontos, deixe esfriarem completamente. Guarde-os em um pote hermeticamente fechado.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s