Muffinttones (muffins com um quê de panetone)

Eu amo um pedaço de panetone lotado de frutas com uma xícara de café. O grande problema é que na época do Natal eles custam os olhos da cara e, não só isso, a maioria não vale o preço.
Eu já fiz algumas receitas de panetone, mas todas as boas têm um processo muito demorado e, convenhamos, quando a vontade bate, não dá para esperar 3 dias até poder cortar e devorar a primeira fatia. 15415918_10208375262479665_786333297_n
Estes muffins, que eu chamo de muffintones, não têm a mesma textura de um panetone, é claro, mas, na primeira mordida, você percebe que eles são muito mais do que você imagina. A combinação de limão, laranja e baunilha lembra muito o aroma de um bom panetone e as frutas, umedecidas com o suco de laranja, ficam bem macias e docinhas.15415944_10208376328506315_872562128_n-1
A receita vem do site King Arthur Flour, mas fiz algumas alterações. A temperatura do forno eu também mudei. Li uma vez que, quando se assa os muffins numa temperatura mais alta (230ºC) que o costume pelos primeiros 5 minutos, eles crescem bem mais – e isso realmente funciona. Portanto, seguindo essa ideia, recomendo que você use forminhas de papel com as bordas altas, para que não haja o risco da massa transbordar.

  • 250g de suas frutas secas favoritas picadas (usei 100g de passas, 50g de damascos , 50g de ameixas e 50g de tâmaras)
  • 1/4 xícara (60ml) de suco de laranja (aprox. 1 laranja)
  • 55g de manteiga sem sal amolecida (não derretida)
  • 2 colheres (sopa) de óleo vegetal
  • 2/3 xícara de açúcar cristal (pesando deu 160g)
  • 2 ovos grandes (os meus eram médios, mas funcionou)
  • raspas de um limão taiti
  • raspas de uma laranja
  • as sementes de meia fava de baunilha (ou 1 e 1/2 colheres de chá de extrato de baunilha)
  • 1 colher (sopa) de mel
  • 2 colheres (chá) de fermento em pó
  • 1/2 colher (chá) de sal
  • 2 e 1/4 xícaras (chá) de farinha de trigo (pesando deu 280g)
  • suco de um limão taiti + o suficiente para preencher a medida de 2/3 xícara (160ml) – veja detalhes no modo de preparo
  • açúcar demerara para polvilhar por cima (opcional)

Modo de Preparo:

Antes de começar, coloque todas as frutas picadas num recipiente que possa ir ao microondas. Esprema o suco da laranja na xícara medidora de 1/4 de xícara (60ml). Caso o suco não seja o suficiente para encher o medidor, complete com água ou rum. Despeje todo o conteúdo da xícara sobre as frutas e misture bem. Leve ao microondas por 1 minuto até que fique bem quente. Tampe o recipiente e deixe a mistura esfriando por aproximadamente 1 hora. Fazendo isso, as frutas ficarão hidratadas e muito mais saborosas. Espere as fruta esfriarem para continuar a receita.

Para conseguir 2/3 de xícara (ou 160ml) da mistura de leite com suco de limão eu uso duas vezes uma xícara medidora com capacidade para 1/3 de xícara (80ml). Primeiro eu espremo o suco de limão na xícara e completo com o leite. Transfiro a mistura para um recipiente e adiciono mais 1/3 de xícara de leite à mistura. Agora deixo descansando enquanto continuo com a receita. O leite irá talhar, mas não se assuste, é isso que vai deixar os muffins ainda mais macios e úmidos.

Preaqueça o forno a 230ºC e coloque 12 forminhas de papel com bordas altas numa forma de muffins. Numa tigela acrescente a farinha, o fermento e o sal e misture bem. Reserve.

Numa outra tigela acrescente as raspas de laranja, as raspas de limão, a baunilha (sementes da fava ou extrato), o óleo, a manteiga, o mel e o açúcar. Usando uma colher de pau ou batedeira, bata até que a mistura fique esbraquiçada e fofa. À essa mistura adicione mais ou menos 1/3 da mistura de farinha previamente reservada e misture. Quando toda a farinha estiver agregada à massa, adicione metade do leite talhado e misture.Depois continue com mais 1/3 da farinha, seguido pelo restante do leite e, por fim, o que sobrou da farinha. Por fim, adicione as frutas, junto com qualquer liquido que tenha sobrado, e misture levemente, até que elas se espalhem por toda a massa.

Divida a massa em 12 forminhas e polvilhe o açúcar demerara. Leve ao forno a 230ºC por 5 minutos. Depois abaixe a temperatura para 200º e asse por 15 a 20 minutos, até que estejam dourados e, ao enfiar um palito em um dos muffins, ele saia seco.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s