Bolo “Brownie” de Caneca (Sem Ovo!)

Ter receitas de bolos rápidos – super rápidos – de microondas é sempre bom. Seja num dia quando a vontade de comer um bolo quentinho bate ou uma visita inesperada aparece e você não tem nada preparado, ter uma receita que fica pronta em 5 minutos – ou menos – vai te salvar de qualquer surpresa.Fudgy Mug Brownie
Mas, além de rápida, a receita precisa ser realmente boa. Algumas desse tipo acabam resultando em bolos secos e solados, que não se parecem em nada com os tradicionais. Esse fato quase me fez desistir de receitas assim, já que as decepções foram muitas, mas, felizmente, tenho encontrado algumas que realmente me agradam.
mugbrowniePosso descrevê-lo como um bolo de chocolate bem denso, bem saboroso e perfeito para a sobremesa. Você pode até colocar uma bola de sorvete para acompanhar, mas nem precisa…Uma delas é esse bolinho tipo brownie, que fica pronto em poucos minutos, não leva ovo e nem fermento ou bicarbonato.
fudgybrownie

Eu encontrei a receita no site Eugenie Kitchen.

Obs: Preferi usar uma balança para pesar a farinha, açúcar e manteiga, mas você pode usar uma xícara de medida padrão (240ml) para isso.

Ingredientes:

  • 1/4 xícara (chá) de farinha de trigo sem fermento (30g)
  •  1/4 xícara (chá) de açúcar mascavo (aprox. 50g)
  • 2 colheres (sopa) de cacau em pó
  • uma pitada de sal
  • 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal derretida (24g)
  • 1/4 xícara (chá) de leite (60ml)
  • Chocolate (o de sua preferência) em gotas ou em pedaços, a gosto

Modo de Preparo:

Derreta a manteiga diretamente na caneca (que seja funda e possa ir ao microondas) onde assará o bolo – assim ela já fica untada. Reserve.
Numa tigela, misture a farinha, o açúcar, cacau e sal. Misture o leite e a manteiga derretida. Mexa com um garfo, levemente, apenas até ficar homogêneo.
Despeje a mistura na caneca e jogue alguns pedaços de chocolate por cima.
Leve a caneca ao microondas (gosto de colocar um pires embaixo, para prevenir sujeira caso aconteça da massa escorrer um pouco). Asse por 30 segundos na potência padrão, depois por mais 30 segundos. Agora asse em ciclos de 10 em 10 segundos, apenas até que tenha crescido um pouco e esteja firme (o meu demora 1 minuto e 20 segundos no total). Cuidado para não assar demais.
Retire o brownie do microondas com cuidado e, com ele ainda bem quente, acrescente mais um pouco de chocolate por cima. Sirva em seguida.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s