Nigella in my Kitchen #8: Ciambella, um delicioso bolo de iogurte.

Ciambella2

Já havia postado uma receita de ciambella, da própria Nigella, aqui no blog. O engraçado é que a versão apresentada no programa Nigellissima, a mesma disponível no site do GNT, omite a farinha, presente na versão original. Por sorte, mesmo com o equivoco, a receita funciona.
Ciambella3Só descobri o erro quando recebi o livro – AUTOGRAFADO! ❤ – há alguns dias. Testei a receita original e, realmente, o resultado é bem diferente, mas uma delícia! Ela tem mais “cara” de bolo e é bem macia e leve.
O mais interessante desta receita é que os ingredientes são, tradicionalmente, medidos no pote do iogurte. Então, abaixo, você encontra a medida com o pote e, também, em gramas e ml. Se você, assim como eu, só encontra potes com 160g de iogurte, não tem problema, pode usá-lo como medida, que também funciona.
Se você não tiver esta forma, que lembra uma rosquinha, pode usar uma de furo no meio, mais tradicional no Brasil, ou até mesmo uma forma redonda de 23cm de diâmetro. Esta última deixará o bolo bem mais fino, mas Nigella afirma que funciona. Se ela diz, quem eu sou para contrariar?! 😉
Não coloquei o limão siciliano desta vez, mantendo apenas o sabor do extrato de baunilha.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Ingredientes:

  • 1 pote de iogurte com 150g (se tiver um potinho com 160g, tudo bem ;))
  • A medida de 1 pote de iogurte (150ml) de óleo vegetal
  • 3 ovos
  • A medida de 2 potes do iogurte (250g) de açúcar refinado (eu acrescento apenas 225g, geralmente)
  • 1 e 1/2 colheres (chá) de extrato de baunilha
  • Raspas de meio limão siciliano (laranja e limão taiti também são uma boa opção)
  • A medida de 2 potes do iogurte (175g) de farinha de trigo
  • A medida de 1 pote do iogurte (75g) de amido de milho
  • 1 colher (chá) de açúcar de confeiteiro para polvilhar (opcional)

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180ºC. Unte a forma com furo no meio, de 22cm, ou uma forma redonda normal, com 22cm – 23cm, com óleo e farinha (se estiver usando uma antiaderente, apenas enfarinhe).
Bata as claras em neve e reserve.
Em outro recipiente, acrescente o iogurte, o açúcar refinado e as gemas e bata, na batedeira ou com um batedor de arame, até que a mistura fique aerada. Adicione o óleo, a baunilha e as raspas de limão e bata mais um pouco. Junte a farinha e o amido de milho, batendo levemente, apenas até que a mistura fique homogênea.
Acrescente 1/3 das claras em neve à esta massa e, com uma espatula, mexa usando um pouco de força (esse passo ajuda a incorporar o restante das claras com maior facilidade, sem retirar tanto ar). Por último misture, gentilmente, com a espatula, o restante das claras em neve.
Transfira a massa para a forma, previamente untada, e asse por, aproximadamente, 35 minutos, ou até que, ao esperar um palito, o mesmo saia seco.
Espere uns 10 minutos antes de desenformá-lo. Se preferir, após desenformado, espere esfriar e polvilhe açúcar de confeiteiro.

Receita original do Livro Nigellissima, que você também encontra, em ingles, aqui: http://www.nigella.com/recipes/view/yogurt-pot-cake

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s