Bolo De Caneca Sem Ovo Nem Leite (Crazy Cake)

Imagine um dia em que você tem aquele vontade súbita e incontrolável de comer um bolo de chocolate, mas, por falta de ingredientes – ou por preguiça mesmo – não consegue saciá-la. Bom, eis aqui a solução! Um bolo maluquinho, mas que dá super certo, e que não te obriga a sujar mil coisas. Já postei uma receita de bolo na caneca sem ovo, que é meu favorito, mas esse fica bem parecido e ainda é uma ótima opção para quem tem intolerância á lactose ou optou por uma dieta vegana!
11143618_10204816964604442_2877376196464420342_nPara manter a “veganice” do bolo, criei uma calda simples, de cacau, que dá ainda mais umidade e decadência. Mas, claro, dá para colocar o que quiser como cobertura (gosto de colocar Nutella ou chocolate derretido)!

10246688_10204810304477943_5489137733300145417_nÉ importante dizer que cada microondas demanda um tempo diferente. A receita original pede 2 minutos, mas o meu levou apenas um minuto e meio para ficar pronto, então, recomento que asse por um minuto, cheque para ver como está, e volte à assá-lo em intervalos de 30 segundos, até que, ao espetar um palito no centro, o mesmo saia seco. Fique de olho, pois o bolo não pode assar demais!

Ingredientes para o bolo:

  • 5 colheres (sopa) de farinha de trigo (sem fermento)
  • 4 1/2 colheres (sopa) de açúcar (na minha versão, sempre coloco 2 colheres de açúcar cristal e duas de mascavo)
  • 2 colheres (chá) de cacau em pó (sem açúcar)
  • 1/4 colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • Uma pitada de sal (opcional)
  • 1/2 colher (chá) de vinagre (de preferencia incolor)
  • 1/4 colher (chá) de essência ou extrato de baunilha (opcional)
  • 2 colheres (chá) de óleo vegetal
  • 4 1/2 colheres (sopa) de água

Ingredientes para a calda (opcional):

  • 2 colheres (sopa) de açúcar cristal
  • 1/2 colher (sopa) de cacau em pó
  • 1/2 colher (sopa) de água

Modo de preparo:

– Para o bolo: Unte uma caneca grande, que possa ir ao microondas, com óleo vegetal. Nela, coloque todos os ingredientes secos (os 5 primeiros ingredientes da lista) e misture bem. Com o dedo, faça três “buracos” nessa mistura de secos. Num deles, coloque o óleo, no outro a baunilha (se estiver usando) e, no ultimo, o vinagre. Por cima, acrescente a água. Agora, com a ajuda de um garfo, misture tudo, até que fique homogêneo. É bom lembrar que NUNCA devemos bater demais a farinha, quando estivermos fazendo qualquer bolo.
Assim que a mistura estiver pronta, leve ao microondas, em potência máxima (ou seja, a padrão) por 1 minuto. Depois, volte para assar em intervalos de 30 segundos, sempre espetando com um palito no centro, até que saia seco. Ele, geralmente, deve demorar um total de 2 minutos, no máximo, para assar, então fique de olho, pois não pode passar do ponto!

– Para a calda (opcional): Numa xícara que possa ir ao microondas, coloque todos os ingredientes e misture bem. Coloque um pratinho embaixo da xícara (para prevenir sujeira, caso a calda aqueça demais e derrame), e leve ao microondas, potência máxima, em intervalos de 15 segundos, mexendo sempre, até que o açúcar derreta e a mistura se transforme numa calda lustrosa – deve demorar de 45 segundos a 1 minuto. Derrame sobre o bolo ainda quente e Bon Appétit!

 Receita original aqui: http://www.sweetlittlebluebird.com/2013/04/crazy-cake-in-mug-no-eggs-milk-or.html

Anúncios

3 comentários em “Bolo De Caneca Sem Ovo Nem Leite (Crazy Cake)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s