Nigella in My Kitchen #5 – Bolo de Chocolate, sem farinha (Chocolate Cloud Cake) ADAPTADO

cloud3

Faz um bom tempo que não apareço por aqui, com uma receita nova da Nigella. No fim do ano fiz mais algumas receitas dela, para as festas, mas a correria foi tanta que não deu tempo de tirar fotos decentes e nem de preparar os posts. Mas hoje estou de volta e, prometo, farei este tipo de post com mais frequência!
cloud2E, para um ótimo retorno, nada como um bolo de chocolate – porque, para mim, é uma das melhores coisas do mundo! E esse é bem diferente, sem glúten e que, com apenas 4 ingredientes, chega num resultado delicioso (ok, eu coloquei mais dois ingredientes, mas dá para excluí-lo!). Confesso que fiz meia receita, porque, por aqui, sou o único que realmente gosta de bolo de chocolate, mas lá embaixo mostro para vocês os ingredientes da receita inteira, que serve de 8 a 12 pessoas, segundo ela. Aliás, está não é uma receita do livro “Na Cozinha com Nigella”, mas do “Nigella Bites”, que eu não tenho, mas peguei no site oficial. Eu não fiz a cobertura com creme de leite batido, que dá nome ao bolo (cloud cake), porque não achei necessário, mas a receita completa está disponível por lá.
O bolo fica com uma consistência de pudim e é ótimo tanto em temperatura ambiente, quanto gelado ou quentinho, com uma bola de sorvete. Achei perfeito para servir de sobremesa e, certamente, farei mais vezes.
Fiz adaptações na receita, porque não tinha tudo o que precisava em casa, como, por exemplo, substitui manteiga por margarina (algo que eu detesto fazer, mas…), utilizei chocolate meio amargo 43%, em vez do meu amado chocolate 70%, fato que me obrigou a acrescentar um pouco de cacau em pó, só para dar um sabor mais rico ao bolo. Além disso, substitui o Cointreau da receita original por rum, mas dá para excluir o álcool da receita, sem problemas. Também usei açúcar demerara, porque açúcar refinado é algo raro aqui em casa, porém gostei bastante da textura, mesmo sentindo alguns grânulos do açúcar, mas nada ruim.
Bom, mesmo com tantas substituições, o bolo ficou delicioso e achei que seria bom fazer um post com as alternativas que utilizei, para mostrar que também funcionam bem, até porque a culinária é divertida por isso! Dá para adaptar tudo (ou quase tudo), de acordo com o que temos no armário e geladeira, soltar a imaginação e… rezar para dar certo! hahahah

cloud4
Ingredientes (receita inteira):

  • 250 gramas de Chocolate Amargo (de preferência 70%, mas eu só tinha o 43%)
  • 125 gramas de manteiga sem sal amolecida (usei margarina)
  • 6 ovos grandes (2 inteiros e 4 separados em claras e gemas)
  • 175 gramas de açúcar refinado (usei o demerara)
  • 1 colher (sopa) de cacau em pó 100% (opcional)
  • 2 colheres (sopa) de Cointreau (opcional) – substitui por rum
  • raspas de uma laranja (opcional)

Modo de Preparo:
Preaqueça o forno a 180º e unte uma forma de fundo removível*.
Derreta o chocolate no microondas** ou em banho-maria e, depois, acrescente o cacau em pó (se estiver usando) e a manteiga (ou margarina) e mexa bem, até que ela derreta e tudo se misture ao chocolate, formando um creme bem brilhante. Reserve.
Com um batedor manual ou garfo, em uma outra tigela, bata os 2 ovos inteiros e 4 gemas, junto com 75g (1/4 xícara) de açúcar. Depois, acrescente a mistura de chocolate, o cointreau (ou rum, licor, etc…) e as raspas de laranja, mexendo gentilmente, até que tudo se misture. Reserve.
Bata as claras na batedeira*** , até que estejam espumantes e, então, vá acrescentando o restante do açúcar aos poucos, batendo, até que as claras estejam em neve, mas não firmes demais.
Coloque um pouco (uma colher de sopa cheia) da clara em neve na tigela com a mistura de chocolate, anteriormente reservada, e misture bem (nessa parte não precisa ser gentil :P), isso vai deixar a mistura mais leve, ajudando na hora de agregar o restante das claras em neve.
Agora, acrescente o restante das claras em neve e mexa gentilmente, com uma espatula, até obter um creme homogêneo e leve.
Transfira a massa para a forma e asse em forno 180º por 35 a 40 minutos, até que o bolo tenha crescido, formando rachaduras, e que o centro não esteja mais mole. Deixe esfriar e desenforme. Ah, é normal ele abaixar quando esfriar, não se preocupe! 😉

* Se utilizar uma forma sem fundo removível, recomendo cortar um circulo de papel manteiga, para colocar no fundo da mesma, e untá-lo com um pouco de óleo.
** Para derreter o chocolate no microondas, recomendo colocá-lo por 30 segundos, retirar do microondas, mexer com uma espátula, e repetir o processo, até que esteja totalmente derretido.
*** Eu sempre coloco uma pitada de sal, para ajudar a dar sustentação às claras, mas é opcional.

Receita adaptada do bolo “Chocolate Cloud Cake”, disponível no site oficial da Nigella: http://www.nigella.com/recipes/view/chocolate-cloud-cake-170

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s