Especial de Natal – Bolo Com Sorvete Express

bolosorvete4

Ok, não há nem um ingrediente, eu acho, com “cara de Natal” neste bolo, mas ele é uma grande salvação e te ajuda a estar num mood mais, digamos, natalino, porque agrada – e muito! – tanto os convidados da ceia quanto o cozinheiro, que pode prepará-lo com vários dias de antecedência e ter uma preocupação a menos no grande dia. Além disso, ele é extremante personalizável e pode ser feito do seu jeito, com qualquer sabor de bolo e sorvete (então dá para deixá-lo mais “natalino”, usando um bolo de frutas e sorvete de passas ao rum, por exemplo).
bolosorvete2

bolosorvete Apesar de eu ter feito em uma forma de bolo inglês, ele pode ser feito do tamanho que você quiser, dependendo do número de convidados, ai é só mudar a quantidade de ingredientes.

Nem sei se posso chamar de receita, porque dá para comprar tanto o bolo  quanto o sorvete prontos e apenas montar, mas vamos lá…

bolosorvete3

INGREDIENTES (p/ 1 bolo feito em forma de bolo inglês):

– Pouco menos de um pacote (250g) de bolo pronto (pode ser caseiro caseiro também), do sabor que quiser (o meu é de baunilha) – ou o suficiente para fazer duas camadas;
– 1/2 litro de sorvete (o meu é de pistache) – ou o suficiente para uma camada generosa;
– 50g de chocolate meio amargo picado(de 50% a 70%);
– 2 colheres (sopa) de leite;
– Castanha de caju moída (aprox. 2 colheres de sopa)

MODO DE PREPARO:

Deixe o sorvete por uns 10 minutos fora do congelador, para ficar mais cremoso (mas não líquido!). Forre uma forma de bolo inglês com plastico filme (se não tiver, dá para quebrar o galho com papel alumínio, só vai ficar um pouco mais complicado para tirar). Fatie o bolo e forre todo o fundo da forma com ele. Coloque uma camada bem generosa (aprox. 1/2 litro) de sorvete, espalhando bem e pressionando levemente com uma colher ou espátula. Finalize colocando mais uma camada de fatias de bolo, formando um “sanduíche”,  e pressione levemente. Feche a forma com papel alumínio e leve ao congelador, por no mínimo 8 horas (recomendo deixar de um dia para o outro, principalmente se estiver muito calor).
Antes de desenformar o bolo, faça a cobertura, misturando o chocolate com o leite e levando ao microondas por aproximadamente 30 segundas. Tire do microondas e mexa bem com uma colher, até que todo o chocolate derreta no leite e fique com uma consistência parecida com a de um ganache (cremosa). Caso necessário leve de volta ao microondas por mais alguns segundos. Espere a cobertura chegar à temperatura ambiente.
Desenforme o bolo, espalhe a cobertura por cima e jogue as castanhas.
Sirva em seguida e volte o que sobrar, rapidamente, para o congelador.
Obs: Se for preparar o bolo com dias de antecedência, recomendo que prepare a cobertura apenas no dia que for servir, para que ela não fique muito dura.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s