Nigella in my Kitchen #3: Slut’s Spaghetti (Alla Puttanesca)

Slut’s Spaghetti – ou Espaguete das Vadias, como é traduzido para o português, no livro – é, na verdade, Spaghetti alla Puttanesca. Como Nigella diz, todos os ingredientes usados para o molho podem vir direto de latas e potes, então a pessoa não precisa ser prendada, nem ser do tipo que vai sempre ao supermercado, em busca de alimentos frescos, e mesmo assim preparar a receita. sluts Bom, eu achei que tinha exatamente tudo o que precisava, mas  a verdade é que meu tomate pelado havia acabado e descobri, em cima da hora, que já haviam usado a salsinha, reservada especialmente para este preparo (Mas ok! Eu esqueci de avisar que ia usar! My fault! :P). Então, com a falta do tomate pelado, usei tomatinhos cereja picados e ficou ótimo! E a salsinha? Não coloquei! Mas só porque lembro da Nigella dizendo em seu programa algo como “Ninguém vai te processar, se não tiver um pouco de salsinha para acrescentar”. Quanto ao sabor, posso dizer que é divino, quase um pecado! As anchovas, azeitonas e alcaparras são bem marcantes e, como todas são bem salgadas, não precisei nem adicionar sal! Receita aprovada e recomendada a todos os apaixonados por pasta! É tão prática e rápida de ser feita, que, se não tivesse o livro em casa, e tivesse apenas visto a receita por ai, diria que ela saiu do livro Nigella Express, não do Nigella Kitchen. allaputtanescaObs: Apesar de morar com duas descendentes de italianos que, aliás, conviveram grande parte de suas vidas com meu bisavô, imigrante italiano, apaixonado por massas (óbvio!), eu sou o único de casa que herdou esta paixão por macarrão(e eu nem o conheci!). Então, como sempre, sou o único que realmente come macarrão, com vontade (se lambuzando!), por isso fiz apenas meia receita. Mas vou passar a receita inteira, que deve ser suficiente para umas 6 pessoas. INGREDIENTES:

  • 3 colheres (sopa) de azeite de oliva 
  • 8 anchovas/aliches (escorridas e bem picadinhas)
  • 2 dentes de alho (descascados e picados, amassados ou ralados)
  • ½ colher (chá) de pimenta dedo de moça picada – ou calabresa, etc (não tinha nenhuma e substitui por páprica picante)
  • 500 gramas de spaghetti
  • 1 lata (400 gramas) de tomate pelado – use com o molho e tudo! (Substitui por tomatinhos cereja picados e funcionou bem!)
  • 150 gramas (peso delas drenadas) azeitonas pretas sem caroço, picadas grosseiramente
  • 2 colheres (sopa) de alcaparras (drenadas)
  • 3 colheres (sopa) de salsinha picada (opcional)
  • Sal a gosto – os outros ingredientes são tão salgados que, para o meu paladar, nem precisa acrescentar sal!
  • pimenta gosto

MODO DE PREPARO: Coloque a água para ferver, em uma panela, para o preparo do macarrão. Em uma outra panela larga, em fogo médio, coloque o azeite. Acrescente as anchovas bem picadinhas e pressione-as com uma colher de pau, até que elas fiquem bem moídas, quase derretendo. Ai, adicione o alho e a pimenta picada. Mexa por mais um minuto. – Obs: Se a água da panela, previamente reservada, já estiver fervendo, aproveite para colocar o macarrão para cozinhar, de acordo com as instruções do pacote. Voltando ao molho, acrescente o tomate pelado com o molho, as azeitonas e alcaparras e cozinhe por aproximadamente 10 minutos, mexendo sempre, até que o molho engrosse (se estiver usando tomates frescos, como eu, coloque uma ou duas conchas da água do cozimento do macarrão no molho, para formar um caldo). Tempere a gosto, com sal e pimenta, se necessário. Quando o macarrão estiver quase cozido, reserve um pouco da água do cozimento (eu reservo sempre uma xícara de chá). Assim que o macarrão estiver no ponto (eu gosto al dente), acrescente-o ao molho e misture tudo. Se necessário, caso fique meio seco, adicione um pouco da água reservada. ENJOY! 🙂 Receita extraída do livro “Na Cozinha Com Nigella” (Nigella Kitchen) e também disponível do Site Oficial da Nigella.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s