Bolo de chocolate com cravo e canela – ótimo para o café da manhã :)

Uma das coisas que mais gosto na culinária é que tudo pode ser modificado, para ficar mais a nossa cara.
Meu sabor favorito de bolo é chocolate e eu vivo pesquisando novas receitas. Um dia encontrei uma com o nome The Best Chocolate Cake Ever, o que me fez ir correndo testar, para ver se era tudo isso mesmo. Bom… se é o melhor eu não sei, mas não tenho dúvida alguma de que é um dos melhores EVER!
Mas voltando a o que eu falava, sobre como tudo pode ser modificado na culinária, eu já fiz essa receita várias vezes e fui fazendo algumas alterações para deixar o bolo com um sabor mais agradável para mim.
Adicionei farinha integral, troquei o açúcar refinado pelo orgânico e acrescentei um novo sabor ao bolo. com cravo e canela, além disso, como grande chocólatra que sou, resolvi colocar uns pedacinhos de chocolate, que deram toda a diferença na massa. E o bolo, que na receita original é servido recheado e coberto com Buttercream Frosting, se transformou em algo mais simples, sem nenhum recheio ou cobertura, perfeito para acompanhar um café com leite.

bolochoccravoecanela

Ingredientes da minha versão:

– 1 xícara (chá) de farinha de trigo
– 1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
– 1 xícara (chá) de açúcar orgânico
– 1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo
– 3/4 xícara (chá) de cacau em pó
– 1 colher (chá) de cravo em pó
-1 colher (chá) de canela em pó
– 2 colheres (chá) de fermento em pó
– 1 e 1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
– 1 colher (chá) de sal
– 1 xícara (chá) de leite
– 1/2 xícara (chá) de óleo vegetal (eu costumo colocar um pouco menos que isso e dá certo)
– 2 ovos
– 1 xícara (chá) de água fervente
– 1/2 xícara (chá) de chocolate meio amargo picado (pode ser substituído por castanhas picadas)

Modo de preparo (o original pede uma batedeira, mas aqui vai tudo na mão mesmo):
Em um recipiente, adicione as duas farinhas (de preferência peneiradas), os dois açúcares, o cacau, o cravo, a canela, o fermento, bicarbonato e sal e misture tudo. Em seguida, acrescente o restante dos ingredientes, menos a água e o chocolate. Quando estiver tudo bem homogêneo, vá adicionando a água aos poucos e mexendo bem, para adicionar ar à massa.
Em uma forma para bolo inglês untada coloque a massa e, logo em seguida, jogue os pedaços de chocolate por cima. Leve para assar em forno 180ºC, por aproximadamente 30 ou 35 minutos.

A receita original, em inglês, você encontra aqui: http://addapinch.com/cooking/2013/01/25/the-best-chocolate-cake-recipe-ever/

3 comentários em “Bolo de chocolate com cravo e canela – ótimo para o café da manhã :)

Deixe um comentário

