Hambúrguer de Grão-de-bico

Há aproximadamente um ano aderi a ideia da Meat Free Monday (Segunda-feira sem carne, em tradução livre). Na verdade, nunca fui muito carnívoro, mas ainda assim achei válido participar. Além de pensar nos animais, o movimento também acredita que quanto mais pessoas pararem de consumir carne em ao menos um dia da semana – nesse caso, a segunda-feira – maiores os benefícios para o meio ambiente, para a saúde e para a economia. E atenção, Beatlemaníacos, quem lançou essa campanha ( e o site oficial) foram o Paul McCartney e suas filhas, Stella e Mary!
Seguindo essa ideia, toda segunda eu tento criar um cardápio diferente. No site oficial da campanha existem muitas receitas e dicas para uma boa Meat Free Monday, mas dessa vez a receita não veio de lá, mas do Panelinha Saudável, com algumas pequenas modificações.
Acreditem, fica muito bom! E por favor, viciados em fast food, deem uma chance a esse hambúrguer! 😛
E para acompanhar, nada de batatas fritas! Olhem só esses palitinhos de batata doce assados (iguais aos da foto abaixo) e essas falsas batatas fritas no forno.

hamburguer-grao-de-bico
Ingredientes do Hambúrguer (4 unidades):
– 1 xícara (chá) de grão de bico, que pode ser aquele vendido pronto ou o cozido na hora (em ambos os casos deve ser escorrido)
– 2 colheres (sopa) de azeite
– 1 cenoura pequena ralada em ralo fino
– 1/2 cebola picada
– salsinha e cebolinha a gosto
– 1 dente de alho
– 2 colheres de aveia em flocos finos (não coloquei, porque não tinha, mas deu certo do mesmo jeito)
– sal e pimenta a gosto
– farinha de rosca até dar ponto (de 2 a 3 colheres, aproximadamente)

Sugestão de ingredientes para a montagem:
– 4 pães de hambúrguer integrais ou Bagel Multigrãos (igual ao da foto)
– cream cheese a gosto
– mostarda (usei a amarela, mas a de Dijon fica ainda melhor)
– Ketchup
– Salsinha e sebolinha
– Fatias de tomates Sweet Grape ou cereja

Modo de preparo do Hambúrguer:
Preaqueça o forno a 200º
Em uma frigideira, coloque o azeite e refogue a cenoura, a cebola, o alho, a aveia, a salsinha e cebolinha. Reserve.
Amasse o grão-de-bico com um garfo, amassador de batatas ou no processador, até que vire uma pasta – mas não tem problema se ficarem alguns pedacinhos. Agora junte as duas misturas com as mãos e vá acrescentando a farinha de rosca até que a massa se torne mais firme e desgrude das mãos com facilidade. Agora faça 4 hambúrgueres (basta fazer uma bolinha, como se fosse almôndega, e depois achatar).
Na receita original pede para deixá-los na geladeira por no mínimo 1 hora, mas, como estava com pressa, deixei 15 minutos no congelador e também deu certo.
Coloque os hambúrgueres em uma assadeira untada e leve ao forno por 20 a 30 minutos, lembrando de virá-los na metade do tempo.

Receita Original: http://www.panelinhasaudavel.com.br/receitas-salgadas-sem-lactose/hamburguer-de-grao-de-bico

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