O Bolo de Caneca

Olá!
Depois de muito tempo, aqui estou eu!
Perdoem-me pelo sumiço… mas ultimo semestre de faculdade não é fácil! :p
Mas ao menos da cozinha eu não sumi e já tem um monte de receitas fotografadas e anotadas, para postar por aqui. E, para começar, resolvi postar uma receita que, para mim, é quase um milagre! Nunca contei aqui, mas há anos tenho testado inúmeras receitas de bolo de caneca, principalmente por gostar da ideia de praticidade, mas confesso que nenhuma delas até hoje havia me agradado de verdade. ATÉ HOJE! – Até mês passado, na verdade.
Acontece que, quando já estava quase desistindo de tentar, resolvi dar mais uma chance para o tal bolo de caneca – na caneca, whatever – e encontrei uma receita de uma chef e apresentadora do canal Bem Simples, Renata Sereguetti. Dei uma mudada em alguns ingredientes também.
Para a minha surpresa o bolo fica realmente com sabor e textura excelentes e nem parece que foi feito no micro-ondas! Perfeição…
Se interessou? Clique ali embaixo da foto para ver a receita. 🙂

mugcakes

Ingredientes da minha versão:

  • 1 ovo batido com um garfo e peneirado
  • 3 colheres (sopa) de leite
  • 4 colheres (sopa) de óleo
  • 5 colheres (sopa) de açúcar mascavo
  • 7 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 2 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • uma pitada de bicarbonato de sódio
  • uma gotinha de essência de baunilha ou amêndoas

Modo de preparo

Em uma tigela, bata todos os ingredientes. Depois você pode distribuir em 4 canecas de cappuccino, como essas da foto ou em duas canecas grandes. É importante colocar a massa até um pouco menos da metade da caneca, independente do tamanho dela, para que, quando crescer, a massa não escorra, fazendo uma baita sujeira no seu micro-ondas.
Se fizer nas canequinhas de cappuccino, leve cada uma delas ao micro-ondas por 40 minutos. Se fizer em duas grandes, leve cada uma por 70 a 80 minutos.
A potencia é a padrão do micro-ondas, não precisa alterar. Como um aparelho é sempre diferente do outro, pode ser que seu bolo fique pronto em menos ou mais tempo, portanto fique sempre de olho!A cobertura fica a gosto do freguês, mas, se quiser, tem uma dica de uma “falsa” ganache que eu faço:
É só pegar um pouco de chocolate picado (algo em torno de 1/3 de xícara) e adicionar 1 ou duas colheres de leite (se quiser uma cobertura mais liquida, coloque mais um pouco) e levar pra derreter no micro-ondas, mexendo de 20 em 20 segundos, até estar totalmente derretido. Ai é só jogar por cima e se deliciar! 🙂

Receita original: http://mulheres.tvgazeta.com.br/receitas/item/bolo-de-chocolate-na-caneca

Um comentário em “O Bolo de Caneca

Deixe um comentário

