Falsas Batatas Fritas no Forno

Uma alternativa mais saudável para as clássicas  e deliciosas batatas fritas. O melhor desta receita é que as batatas ficam crocantes por fora, mas macias e cremosas por dentro.
A receita original é da Annabel Langbein, apresentadora do programa “A Cozinha Caseira de Annabel”, que vai ao ar todas as terças, às 6h da manhã e sextas, às 10h da manhã, no canal GNT.

batatass

Ingredientes:
– 8 batatas
– 1/4 de xícara de farinha
– 3 colheres de sopa de azeite
– Sal a gosto

Modo de Preparo:
Descasque as batatas e corte-as em formato de palitos com espessura de 1cm – é importante não cortá-las numa espessura menor, para que não queimem.
Depois de cortá-las, coloque-as em um recipiente fundo, acrescente a farinha e mexa bem, para que tudo se misture. Coloque as três colheres de azeite e mexa novamente, até que todas as batatas fiquem cobertas por ele.
Cubra uma forma grande com papel manteiga e unte-o com azeite, para evitar que as batatas grudem depois de assadas.
Transfira as batatas para a forma, espalhando-as bem, formando uma camada única – não deixe uma batata em cima da outra. Salpique o sal e leve-as para assar em forno alto (220º), por aproximadamente 1 hora, observando sempre, para garantir que não queimem.
Dica: Para saber se já estão prontas, basta espetar uma batata com o garfo e, se ele conseguir atravessá-la sem dificuldade, é porque já está no ponto! 🙂

ATUALIZAÇÃO (29/09/2013): Devido a falta de farinha de trigo em casa, minha preguiça de sair para comprar e a ENORME vontade de comer essas batatas, houve uma pequena e bem sucedida substituição. É que, em vez do trigo, resolvi usar fubá, na mesma quantidade, o que deixou as batatas ainda mais crocantes. Porém, o sabor acaba se parecendo, ligeiramente, com o de polentas fritas, então, se você não gosta ou quer batatas com gosto de… batatas e nada mais, vá de farinha de trigo!

Receita original + vídeo: http://gnt.globo.com/receitas/Aprenda-a-fazer-batata-frita-de-forno–seca-e-crocante.shtml

Anúncios

6 comentários em “Falsas Batatas Fritas no Forno

  1. As minhas ficaram no ponto! Fiquei pensando se não daria certo cozinhar as batatas, inteiras e com casca, por uns 15 minutos antes de assar. Diminuiria bastante o tempo de forno…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s